Dia de Xangô: conheça o guardião da lei e do equilíbrio

Dia de Xangô: conheça o guardião da lei e do equilíbrio
Sumário
Veja detalhes sobre o Dia de Xangô e saiba mais sobre esse importante Orixá, senhor dos trovões, do fogo e da sabedoria!
O que é o Dia de Xangô

Sumário

O Dia de Xangô é uma data especial para os adeptos da religião afro-brasileira, que homenageia o Orixá da justiça, senhor do trovão e do fogo. Neste dia, os fiéis realizam oferendas e fazem as rezas típicas ao Orixá, assim como os rituais e as festas para celebrar a força e a sabedoria de Xangô, considerado um dos Orixás mais poderosos e respeitados entre todos. 

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a origem, a importância e as tradições do Dia de Xangô, além de aprender sobre as características, as qualidades e os símbolos desse que é um dos mais importantes e fascinantes Guias Espirituais. Veja tudo até o final e aprenda em detalhes tudo sobre essa data e sobre esse Orixá!

O que é o Dia de Xangô?

O Dia de Xangô é uma data dedicada a um dos ícones espirituais mais importantes das religiões afro-brasileiras. Neste dia, os devotos de Xangô fazem oferendas e realizam rezas, fazem rituais e comemoram a data com festas para agradecer, pedir e louvar o Orixá que é considerado um dos mais poderosos e respeitados.

O que é o Dia de Xangô
O que é o Dia de Xangô?

Quando é comemorado o Dia de Xangô?

O Dia de Xangô pode variar conforme a tradição religiosa onde tal data é celebrada. Por exemplo, na umbanda, Xangô é sincretizado com São Jerônimo, o santo católico que traduziu a Bíblia para o latim, e por isso é comemorado no dia 30 de setembro. Em outras vertentes de origem africana, Xangô é associado a São João Batista, o santo das fogueiras, e por isso é celebrado no dia 24 de junho.

Qual é a origem do Dia de Xangô?

A origem do Dia de Xangô está ligada à história deste icônico Orixá, que foi um poderoso rei e guerreiro que governou o reino de Oyó, na África. Segundo uma das lendas, Xangô era um governante justo, mas alguém muito vaidoso, que não gostava de pessoas pobres e mal-vestidas em seu reino. 

Um dia, ele expulsou do seu reino o feiticeiro Exu, que jurou se vingar um dia. Exu enganou Oxalá, pai de Xangô, e fez com que ele fosse preso pelo filho. Quando Xangô descobriu que havia aprisionado seu próprio pai, ficou tão envergonhado que fugiu para a floresta e se enforcou em uma árvore. Os raios e trovões que se seguiram foram a manifestação da ira de Oxalá e da glória de Xangô. Desde então, Xangô é reverenciado como o senhor da justiça e do fogo.

Qual é a importância do Dia de Xangô na religião afro-brasileira?

O Dia de Xangô é uma data de grande importância na religião afro-brasileira, pois é uma forma de reconhecer e valorizar o Orixá que representa a lei e o equilíbrio entre as coisas. Saiba que Xangô é considerado o juiz que julga as causas humanas e divinas, pois é aquele que castiga os injustos e protege os inocentes. 

Esse Guia Espiritual também é o senhor do fogo, aquele que purifica e transforma, e também o senhor do trovão, que assusta e impressiona. Compreenda que Xangô é um Orixá que inspira respeito e muita admiração entre seus seguidores, além de despertar o temor, pois exige dos seus devotos honestidade, coragem e lealdade.

Quais são as comidas tradicionais servidas no Dia de Xangô?

As comidas tradicionais servidas no Dia de Xangô são aquelas que levam quiabo, amendoim, milho e gengibre, pois são os alimentos preferidos deste Guia Espiritual. Entre os pratos que agradam esse Orixá, destacam-se duas receitas típicas: o ajabó e o amalá.

Ajabó

O ajabó é um bolo feito com farinha de milho que utiliza amendoim torrado e moído, mel e água. Esse alimento é assado em folhas de bananeira e cortado em pedaços. O ajabó é uma oferenda que simboliza a prosperidade e a fartura, algo que agrada muito a Xangô.

Amalá

Já o amalá é um cozido feito com quiabo picado e que vai cebola ralada, camarão seco, dendê e sal. Esse prato é servido com carne de carneiro ou frango. Saiba que o amalá é uma oferenda que simboliza a força e a energia, algo que sacia a fome de Xangô e deixa o Orixá muito feliz.

Quais são as rezas ou orações realizadas no Dia de Xangô?

As rezas ou orações realizadas no Dia de Xangô são aquelas que invocam o nome do Orixá, louvam as suas qualidades e pedem a sua proteção e justiça. As orações feitas para esse guia da espiritualidade também são para agradecer as suas bênçãos e manifestar a sua devoção. Mas saiba que existem várias rezas ou orações dedicadas a Xangô.

Existem rituais especiais realizados no Dia de Xangô?

Sim, existem rituais especiais realizados no Dia de Xangô, que variam conforme a tradição religiosa. Em geral, os rituais são feitos com velas e flores, além de frutas e bebidas que agradam o Orixá. Também se utiliza incensos, por muitas vezes pedras e outros objetos que representam esse ser espiritual. Como de costume nas religiões afro-brasileiras, um ritual feito a Xangô também inclui cânticos, danças, batuques, saudações e gestos que expressam o respeito e a admiração por Xangô. 

O Dia de Xangô é comemorado de maneira diferente em diferentes regiões do Brasil?

Sim, o Dia de Xangô é comemorado de maneira diferente em diferentes regiões do Brasil, pois cada região tem a sua própria cultura, história e influência africana. Por exemplo, no Nordeste, onde Xangô é sincretizado com São João Batista, o Dia de Xangô é celebrado com fogueiras e muitos fogos de artifício, além é claro, das danças de quadrilhas e comidas típicas juninas. 

Já no Sudeste, onde Xangô é sincretizado com São Jerônimo, o Dia de Xangô é celebrado com missas e as famosas procissões, além de serem utilizadas velas e flores. Em outras regiões do país e ao redor do mundo, o Dia de Xangô pode ter outras formas de expressão e celebração.

Xangô possui algum dia específico de culto além do Dia de Xangô?

Sim, neste caso será o dia da semana dedicado ao Orixá. Segundo algumas tradições religiosas, o dia da semana de Xangô é a quarta-feira, dia em que os devotos fazem oferendas e rezas com muitos pedidos ao senhor da justiça. Outras tradições religiosas consideram que o dia da semana de Xangô é o sábado, dia em que os devotos fazem festas e louvores em agradecimento ao também senhor do fogo.

Como é realizada a preparação para o Dia de Xangô?

A preparação para o Dia de Xangô envolve uma série de cuidados e rituais que visam agradar e honrar o Orixá, como fazer uma limpeza espiritual e física do ambiente onde será realizada a celebração. Além disso, escolher as cores e as velas certas, além das flores e as frutas corretas, é fundamental. Muito se utiliza no ritual, como as bebidas, os incensos, as pedras e outros objetos que representam Xangô.

Preparar as comidas tradicionais servidas no Dia de Xangô, como o ajabó e o amalá também faz parte de uma boa celebração ao Orixá.

Quais são as principais características de Xangô?

  • Xangô é um ser espiritual que possui muitas características marcantes, que refletem a sua personalidade e o seu poder:
  • É o Orixá da justiça, que julga as causas humanas e divinas com imparcialidade e rigor.
  • É o senhor do trovão, que controla os fenômenos naturais relacionados ao fogo e à eletricidade.
  • Uma Entidade Espiritual poderosa, dotada de muita sabedoria e que domina as artes, as ciências, as leis e a escrita.
  • Também é um Orixá da coragem, alguém que enfrenta os seus inimigos com bravura e determinação.
  • Xangô possui muita generosidade e distribui os seus bens e favores com bondade e magnanimidade.
  • Acima de tudo, possui muita inclinação ao lado familiar, pois tem muitas esposas e filhos, e se envolve em paixões ardentes e conflitos amorosos.

Quais são os símbolos associados a Xangô?

Os símbolos associados a Xangô são objetos que representam os seus atributos e as suas qualidades, como o machado duplo ou oxé, que é a sua arma de guerra e de justiça e simboliza o seu poder de cortar o mal e defender o bem. A balança ou agogô também é um desses objetos, que é o seu instrumento de julgamento e de equilíbrio e simboliza a sua capacidade de pesar as ações e as consequências. 

Além desses que já foram citados, também temos a pedra de raio ou edun ara, que é o seu elemento sagrado e de comunicação, algo que representa a sua forma de manifestar a sua vontade e a sua presença. Já o livro ou opará, que é o seu objeto de conhecimento e de sabedoria, simboliza a sua habilidade de ler, escrever e interpretar as leis. Por fim, temos a coroa ou adé, que é o seu adorno de realeza e de glória e representa a sua dignidade de governar e de ser respeitado.

Quais são as cores associadas a Xangô?

As cores associadas a Xangô são aquelas que remetem ao fogo, ao sangue e à realeza. Entre essas cores, temos:

  • O vermelho ou pupa, que é a cor do fogo, da paixão e da guerra, ligada diretamente a sua energia, a sua vitalidade e a sua coragem.
  • A cor branca ou funfun, que é a cor do raio e da paz, é um importante símbolo da pureza, pois representa a justiça do Orixá, a imparcialidade e sua honestidade.
  • O marrom ou dun dun, que é a cor da terra, da riqueza e da fertilidade, representa a sua generosidade e prosperidade, pois Xangô é alguém que traz abundância.

Quais são as principais crenças e mitos associados a Xangô?

Xangô possui muitas crenças e mitos associados a ele, tudo ligado a sua origem e a sua história. Além disso, algumas dessas crenças e mitos estão ligadas a sua personalidade. Veja em detalhes o que é dito sobre o Orixá:

  • Dizem que Xangô é o filho de Oxalá e Iemanjá, e o neto de Nanã.
  • Acredita-se que ele seja o quarto rei de Oyó, na África, e o fundador da cidade de Kossô.
  • Na história do Orixá, Xangô foi casado com três Orixás: Oyá, Oxum e Obá.
  • Xangô roubou o segredo do fogo de Oyá, que era a guardiã dos raios, é o que dizem as lendas.
  • As lendas também dizem que ele enganou Obá, fazendo a Orixá cortar a própria orelha para lhe oferecer como comida.
  • Dizem que ele disputou o amor de Oxum com Ogum, que era seu irmão e amigo.
  • As lendas também falam que Xangô se suicidou na floresta, após ter aprisionado seu pai Oxalá por engano.
  • Uma das lendas mais famosas é que, Xangô foi elevado ao céu por Orunmilá, que lhe deu o domínio sobre os trovões.

Quais são as qualidades de Xangô?

Xangô possui muitas qualidades, que demonstram a sua grandeza e a sua diversidade. Saiba que ele é justo, imparcial e rigoroso, que não tolera mentiras e nem falsidades e injustiças. Esse Orixá é alguém sábio, inteligente e culto, que domina as artes, é um representante das ciências e das leis. O dom da escrita é um de seus atributos e uma característica de seus filhos.

Estamos falando de alguém corajoso e muito valente, um verdadeiro guerreiro, que enfrenta os seus inimigos com bravura e determinação. Mas, uma das qualidades mais marcantes de Xangô é a generosidade, pois esse Orixá é alguém bondoso e magnânimo, que distribui os seus bens e favores com bondade e magnanimidade em todo seu reino.

Xangô é um Orixá masculino ou feminino?

Xangô é um Orixá masculino, que representa o princípio ativo e é considerado um criador e transformador da natureza.

Qual é a personalidade de Xangô?

A personalidade de Xangô é forte, pois é a personalidade de alguém marcante e imponente

Quais são os instrumentos musicais associados a Xangô?

Os instrumentos musicais associados a Xangô são aqueles que produzem sons fortes, vibrantes e ritmados, que remetem aos raios e lembram o som dos trovões e do fogo ardendo. Veja a seguir quais são esses instrumentos:

  • O agogô é um instrumento de metal formado por duas ou mais campânulas, tocadas com uma baqueta. O agogô é o símbolo de Xangô, que representa a sua balança e o seu julgamento.
  • Também temos o atabaque, um instrumento de percussão formado por um tambor cilíndrico e tocado com as mãos ou com uma baqueta. O atabaque é o instrumento sagrado das religiões afro-brasileiras e marca o ritmo das cerimônias e dos cânticos também quando se refere a Xangô.
  • Outro instrumento é o xeré, também de percussão e formado por uma cabaça seca e coberto por uma rede, que produzem um som de chocalho. O xeré é o instrumento que simboliza a riqueza e a prosperidade de Xangô.

Quais são as músicas tradicionais tocadas durante as cerimônias de Xangô?

As músicas tradicionais tocadas durante as cerimônias de Xangô são aquelas que louvam o nome e as qualidades deste ser icônico. Tais músicas são cantadas em línguas africanas, como o iorubá ou o banto, ou são cantadas em português. Elas são acompanhadas pelos instrumentos musicais citados no tópico anterior. 

Locais sagrados associados a Xangô?

Dentre os locais sagrados associados ao Orixá, temos a pedreira ou ita oko, considerado o lugar onde se encontram as pedras de raio ou edun ara, que são os objetos sagrados de Xangô. Então, saiba que a pedreira é o local onde se fazem oferendas e rituais para Xangô.

Outro lugar sagrado e que se refere ao Orixá é a floresta ou igbo, onde se encontram as árvores e as plantas que servem para fazer as comidas e os banhos de Xangô. A floresta é o local onde se busca a energia e a harmonia de Xangô.

Por fim, temos o palácio ou ilé oba, local em que se encontram os símbolos da realeza e da glória de Xangô. O palácio é o local onde se homenageia Xangô.

Quais são as ervas utilizadas em rituais dedicados a Xangô?

As ervas utilizadas em rituais dedicados a Xangô são aquelas que têm a ver com o Orixá, que servem para purificar e para fortalecer o praticante ou consulente. Também servem para equilibrar seus devotos e são as seguintes ervas:

  • Quiabo ou ila.
  • Canela ou ewe oyinbo agbon.
  • Gengibre ou atare.

Quais são as virtudes e valores representados por Xangô?

Dentre os valores e virtudes de Xangô temos:

  • O poder da justiça.
  • A sabedoria.
  • Coragem.
  • Generosidade.
  • O amor.

Quais são as divindades relacionadas à família de Xangô?

Entre as divindades relacionadas à família de Xangô, estão:

  • Oxalá ou Obatalá, que é o seu pai.
  • Iemanjá ou Yemoja, sua mãe.
  • Nanã ou Nanã Buruku, sua avó.
  • Ogum ou Ogun, seu irmão e amigo.
  • Oyá ou Iansã, sua primeira esposa.
  • Oxum ou Oshun, sua segunda esposa.
  • Obá ou Oba, a terceira esposa do Orixá.
  • Aganju ou Aganyu, seu filho mais velho.
  • Orunmilá ou Orunla, o filho mais novo de Xangô.

Pontos de força ou energias positivas relacionados a Xangô?

Os pontos de força ou energias positivas relacionados a Xangô são aqueles que emanam a sua vibração e a sua essência. Entre eles, temos as pedras, as fogueiras, os livros, festas comemorativas em homenagem ao Orixá e o ganho de causas justas entre os seres regidos pelas leis do carma.

Pontos de força ou energias positivas relacionados a Xangô
Pontos de força ou energias positivas relacionados a Xangô?

Xangô está associado a alguma profissão ou atividade específica?

Como todos os Orixás, seus filhos possuem características ligadas à Entidade, e tais características também se destacam na inclinação dessas pessoas em determinadas profissões. No caso das pessoas regidas por Xangô, essa inclinação está ligada as seguintes profissões:

  • Juiz de Direito
  • Árbitro de futebol e outros esportes
  • Advogado
  • Escritor
  • Bombeiro
  • Político
  • Artista em geral

Xangô é cultuado em todas as casas de candomblé ou há uma casa específica dedicada a ele?

Sim para as duas indagações, pois Xangô é cultuado em todas as casas de candomblé ou terreiros, locais onde se realizam as cerimônias e os rituais das religiões afro-brasileiras. No entanto, também há uma casa específica dedicada ao Guia Espiritual e é chamada de Ilê Axé Opô Afonjá. Essa casa foi fundada em 1910 por Mãe Aninha Obá Biyi (Anna Nery), uma sacerdotisa do candomblé da nação Ketu. 

Por muitos que estudam e pesquisam sobre as cultura e religiões afro-brasileiras, essa casa é considerada uma das mais tradicionais e respeitadas do Brasil, e tem como patrono Xangô. Em Ilê Axé Opô Afonjá, Xangô é chamado de Afonjá, que significa “o valente” ou “o vencedor”.

Xangô é considerado um Orixá poderoso?

Sim, entre os Orixás e seres da luz Xangô é um dos mais poderosos. Por muitos médiuns sérios e habilidosos, esse Orixá é evocado e participa do Trabalho Espiritual realizado. Saiba que um consulente fica sabendo se o Guia Espiritual que irá lhe ajudar será Xangô ou outro Orixá assim que agenda e passa por uma Consulta Espiritual.

Na Casa Espiritual Henri Fesa você agenda sua Consulta Espiritual Online e recebe todas as orientações e Trabalho Espiritual sem ter que sair de casa. Basta agendar e estar online no dia e horário marcado. Por ser uma Consulta Espiritual Online, o mais indicado é que você esteja em um local tranquilo, com boa internet e em um ambiente privado, onde só você esteja presente. 

Quais são as práticas de cura e benção associadas a Xangô?

As práticas de cura e benção associadas a Xangô são aquelas que utilizam as ervas, os alimentos típicos e as suas rezas para ajudar a pessoa a ter mais saúde, paz, sabedoria e prosperidade.

Quais são as divindades e Orixás que trabalham em harmonia com Xangô?

São os seguintes seres espirituais que trabalham em harmonia com Xangô: Oyá, Oxum, Obá, Ogum e Orunmilá.

Quais as características dos filhos de Xangô?

Os filhos regidos por esse Orixá representam as seguintes características: são pessoas justas, sábias, corajosas e bondosas, sempre com muita generosidade e amor no coração. Mas, por sermos pessoas únicas no universo, não podemos traduzir um filho de Xangô com todas essas características como regra, pois todos sofremos muitas outras influências para a formação da personalidade e do caráter.

Como fazer um banho energético de Xangô?

Um banho energético de Xangô é uma forma de limpar o corpo e a aura de energias negativas ou doenças. Aqui no site temos um conteúdo completo falando sobre os Banhos de Xangô. Veja a seguir um dos banhos que separamos para você fazer hoje mesmo. Para fazer esse banho, reúna os seguintes itens:

  • Um litro de água mineral ou fervida
  • Sete quiabos picados
  • Sete folhas de louro
  • Sete paus de canela
  • Sete cravos da índia
  • Uma colher de mel

Comece os preparos colocando a água em uma panela e leve ao fogo. Logo em seguida adicione os quiabos e as folhas de louro. Siga adicionando os itens e coloque os paus de canela e os cravos da índia em seguida. Feito isso, deixe ferver por sete minutos e após o período, desligue o fogo e acrescente o mel. Você deve coar o líquido e reservar para tomar o banho de Xangô.

Mas antes, você deve tomar um banho normal de higiene, esse que você toma todos os dias normalmente. Após esse banho corriqueiro, despeje o líquido do banho energético de Xangô do pescoço para baixo, mentalizando seus desejos ao Orixá. Como nos banhos de Xangô, ensinados no artigo completo que você encontra aqui no blog da Casa Espiritual, neste também é importante deixar o corpo secar naturalmente, sem se enxugar. Após esse banho poderoso, vista uma roupa branca ou vermelha, que são as cores de Xangô.

Se deseja saber mais sobre Xangô e outros Orixás, veja mais conteúdos sobre Orixás em nosso blog. Dedicamos uma categoria somente aos Orixás e lá você pode aprender muito sobre eles. Veja também nossos outros conteúdos sobre magia e espiritualidade e aprenda mais! Se deseja receber Ajuda Espiritual Especializada, basta que você agende agora mesmo uma Consulta Espiritual na Casa Henri Fesa.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Picture of Henri Fesa

Henri Fesa

Henri Fesa - O Médium Henri Fesa conta com a experiência de mais de 30 anos em atendimentos e no auxílio de pessoas com problemas espirituais, principalmente, no campo amoroso.

Sobre »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Principais

Quem leu também gostou desses: