Sou casado há mais de 5 anos, mas penso em terminar, isso é normal?

Sou casado há mais de 5 anos, mas penso em terminar, isso é normal?
Sumário
Sou casado há mais de cinco anos, mas às vezes quero terminar o relacionamento, como superar isso? Aprenda agora!
Casal homem e mulher deitados na cama, um de cada lado com tom de preocupação por conta do desgaste da relação!

É normal sim que uma relação de cinco anos desperte este sentimento em uma pessoa casada. A verdade é que não importa o tempo que um casal esteja firme no matrimônio: esse sentimento de desgaste total pode ocorrer em semanas, meses ou em décadas depois da união se ela não flui saudável. Mas, afirmar: “sou casado há mais de 5 anos, mas às vezes quero terminar o relacionamento”, demonstra que essa relação ainda tem solução.

Quando esse sentimento surge de vez em quando, algo que é normal, revela que a relação enfrenta problemas que levam a isso e podem ser superados. O problema pode não estar diretamente ligado à relação, mas sim ao parceiro que tem esses pensamentos. Seja como for, neste artigo, entenda como lidar com o desgaste da relação após 5 anos de casamento e superar a ideia, mesmo que só às vezes, de terminar com a pessoa amada.

Como lidar com o desgaste se sou casado há mais de 5 anos?

Se você é casado há mais de cinco anos, consegue lidar com o desgaste preservando a relação. Cuidar da relação, preservar os bons momentos, não permitir que a rotina tome conta e devore tudo de bom que o casal possui, são formas de lidar com esse desgaste natural da relação, como se queixar do fato do marido não querer sair. Seja meses após o casamento, cinco anos depois ou décadas depois, o conceito é o mesmo. 

Lidar com a relação em todas as fases é ter que se dedicar, amar, saber perdoar e ser perdoado, passar por crises juntos, amar sem medo de se machucar, isso e muito mais! A analogia de que o casamento é como uma planta, que precisa de água, sol na medida certa e um solo bem nutrido para se manter existente, é sempre válida.

Assim, mantenha o seu solo sempre fértil, sempre bem hidratado, pois só desta forma a planta, e claro, seu casamento, sobrevivem por todo seu ciclo natural. Enquanto você estiver nutrindo a relação com carinho, respeito, amor, empatia e outras qualidades indispensáveis, também deve se policiar para não permitir que a rotina, um dos maiores vilões de um casamento propício ao desgaste, consuma a relação.

Na prática, é só tomar cuidado para não deixar que seu casamento caia por conta de brigas, desentendimentos simples e complexos, por se decepcionar em alguns pontos sobre a pessoa amada e nunca dar margem a quebra da fidelidade. Ultrapassar essas linhas é dar ênfase para esse pensamento de separação que surge por vezes, podendo se instalar e ocorrer com muita frequência com a soma desses problemas. 

Casei sonhando que seria para sempre

É normal casar sonhando que tudo será para sempre, mas a realidade é outra. O “para sempre felizes” que muitos sonham quando se envolvem com a pessoa amada no matrimônio, começa a ser questionado nas brigas, nos desentendimentos e no desgaste que surge com o tempo, o que pode acontecer antes dos cinco anos de relação.

A desilusão de uma relação é um dos motivos que levam muitas pessoas casadas a enxergarem o casamento como algo ruim, levando muitas mulheres a dizer: “perdi o interesse total no meu marido“. Homens também se queixam da mesma forma! Mas, o problema de fato não é o casamento e as adversidades que ocorrem, mas sim o excesso de perspectivas irreais que um ou ambos os parceiros levantaram quando decidiram estar juntos.

A realidade é que o casamento é um espelho, que reflete o lado bom e ruim dos parceiros. Um será o espelho do outro e as coisas ruins ganham um enorme destaque após essa união profunda. Por isso, a ideia de que tudo seria “ótimo para sempre” machuca quem não está preparado para enxergar a realidade.

Achei que seria somente felicidade, me enganei!

Um dos pontos mais comuns é achar que o casamento será felicidade constante, mas não é assim na prática. A realidade é que o amor é fundamental como base da relação. Porém, apesar de ser o principal suporte, não é o único pilar que suporta uma relação. Quando a pessoa percebe, pode estar em uma fase ruim onde o marido não quer mais dormir com a esposa.

Existem outros pilares que devem suportar e o simples abalo de qualquer um deles, traz infelicidade momentânea para a relação. Essa infelicidade pode variar em grau e tempo de duração conforme cada pessoa e casal. Saiba que é normal se sentir triste com a pessoa amada em algum momento da relação, seja logo no início, anos ou décadas depois. Assim, ambos podem se queixar e o marido ver que sua amada não quer mais dormir com ele.

Por isso, sempre que o marido ou a esposa achar que um casamento será só felicidade o tempo todo, ele ou ela podem se sentir traídos por suas crenças assim que a primeira “dor de barriga” da relação acontecer. Mas em todos os casos, o carinho e o amor podem prevalecer sempre se o casal se permitir.

Homem saindo de casa com a mala enquanto mulher e filha se abraçam desoladas ao fundo da imagem!
Sou casado há mais de 5 anos: essa relação tem salvação?

Sou casado há mais de 5 anos e não aguento mais!

Não aguentar mais o marido ou a esposa após cinco anos de casamento acontece! Mas, não deve ser visto como algo ligado ao tempo, pois há casamentos saudáveis por toda a vida, por décadas e décadas, provando que o problema não está no fator tempo por si só. Por mais que o tempo seja um fator que entra na equação, há muito mais pontos importantes para esse desgaste todo após cinco anos de matrimônio.

Os principais pontos são o desrespeito, a falta de contato físico, de carinho, a perda da empatia, a individualização, a infidelidade, entre mais problemas. Tais problemas podem ou não eclodir na fase do namoro, ou podem só ficar evidentes nos primeiros meses de casamento e ganhar uma força enorme quando o casal consegue passar de cinco anos de relação.

Como superar isso?

A verdade é que se você não aguenta mais estar ao lado da pessoa com quem se comprometeu passar a vida toda, persistir dessa forma é loucura. Mas, isso não quer dizer que a relação não tem salvação. Saiba que esse desgaste gritante, ou mesmo só pensar em separação às vezes após cinco anos de casados, pode ser solucionado observando os pontos que levaram a isso.

Parar e refletir sobre sua vida, sobre suas perspectivas ao lado de alguém, sobre sua postura e sobre o que pode ser feito para mudar, é o primeiro passo rumo à salvação do casamento. 

Portanto, se você chegou até aqui neste conteúdo, se concentre nas dicas de fortalecimento da relação que foram reveladas, como nutrir a relação, cuidar da pessoa amada, se cuidar, se perdoar e saber perdoar a outra pessoa na relação, restaurar os pilares abalados com o tempo, e viver com alegria, por cinco, dez, vinte, trinta anos e por todo a vida de casados.

O que o homem sente quando perde a mulher?

  • Ele demonstra um certo semblante de ódio ao mencioná-la;
  • Evita ao máximo falar sobre ela, demonstrando que isso ainda o machuca;
  • Ele conserva fotos e ainda mantém a ex nas redes sociais nutrindo esperanças;
  • Esse homem ainda conversa com ela e mantém contato assíduo.

O que leva o homem a perder o interesse pela esposa?

O homem perde o interesse pela esposa por muitos motivos, um deles é um amor mal resolvido do passado que voltou a dominar os sentimentos deste homem. Supondo que ele voltou a se comunicar com a ex que o marcou e ainda o marca, e isso mexeu demais com ele, é possível que ele perca o interesse por sua esposa gradualmente.

Como os homens lidam com o término?

Homens lidam com o término procurando esconder seus sentimentos na maioria das vezes. Quando um homem que é apaixonado tem que lidar com o término, suas atitudes e emoções podem ser notadas por quem é realmente muito próximo. Ou seja, se ele é alguém que sofre calado, por exemplo, ele vai deixar isso transparecer para um amigo ou amiga de confiança. 

Se ele irá se reservar ou gritar ao mundo seu sofrimento, não dá para saber, pois isso diz respeito ao perfil deste homem. Geralmente, ele vai lidar com isso de forma muito ruim se for alguém tóxico, agressivo ou desequilibrado. Se for uma pessoa equilibrada, não vai deixar que essa dor o corrompa por completo e vai passar pelo auge da dor em pouco tempo. 

Por que o homem sofre calado?

Um homem sofre calado por conta de preconceitos, de cultura e do seu instinto de defesa em não deixar sua dor transparecer. Também pode ser orgulho, falta de transparência e resquícios da educação durante a infância. Bom, os motivos podem ser diversos, mas a causa ainda é a mesma: sofrimento amoroso.

Quando um homem vai embora, ele volta?

É possível que um homem termine uma relação e queira reatar no futuro, isso vale para homens e mulheres. No início, essas chances são maiores, mas com o passar do tempo, esse homem pode se envolver com outra pessoa e despertar o sentimento dele novamente. Existem casos de relacionamentos reatados após décadas.

Outra situação é quando ele decide ir embora, mas volta algum tempo depois. Saiba que isso também é possível. Nos dois casos, basta despertar os sentimentos dele por você que ele irá voltar em pouco tempo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto de Henri Fesa

Henri Fesa

Henri Fesa - O Médium Henri Fesa conta com a experiência de mais de 30 anos em atendimentos e no auxílio de pessoas com problemas espirituais, principalmente, no campo amoroso.

Sobre »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Principais

Quem leu também gostou desses: