Sumário
Na cultura Afro-Brasileira é comemorado o Dia de Logun Edé, considerado um dos Guias Espirituais mais importante em uma Consulta Espiritual e cultuado em diversos Trabalhos Espirituais. Mas, além de celebrar a data ligada ao Orixá, é legal que você também entenda o que é o Dia de Logun Edé, e para isso a Casa Espiritual Henri Fesa traz um artigo completo mostrando detalhes sobre o Orixá e seu dia de celebração.
Veja o que é o Dia de Logun Edé, como é celebrado e quais são as principais tradições associadas ao Dia de Logun Edé. Veja também como a celebração do Dia de Logun Edé difere em diferentes regiões do Brasil. Saiba quais são os principais alimentos consumidos durante as comemorações do Dia de Logun Edé e muito mais sobre esse importante Orixá.
O que é o Dia de Logun Edé?
O Dia de Logun Edé é uma celebração do Orixá filho de Oxum e Oxóssi, que representa a riqueza, a fartura, a beleza e a dualidade. É comemorado no dia 19 de abril, que também é o dia de Santo Expedito, o santo das causas impossíveis, com quem Logun Edé é sincretizado. Nesse dia, os devotos de Logun Edé usam roupas e adornos nas cores azul turquesa e amarelo ouro, que são as cores do Orixá, e fazem oferendas de peixes, frutas, doces e bebidas. Logun Edé é cultuado principalmente na quinta-feira, que é o seu dia da semana.
Como é celebrado?
As celebrações de Logun Edé são realizadas com roupas, adornos e itens decorativos em cores diferentes, e também com oferendas de comidas típicas, como milho cozido, feijão fradinho, mel e frutas. Além disso, os devotos de Logun Edé costumam acender velas azuis e amarelas, colocar flores brancas e espelhos, e tocar instrumentos musicais como atabaques e agogôs.
As pessoas que celebram o Dia de Logun Edé também cantam e dançam em louvor ao Orixá, conhecido por sua alegria e graciosidade. Os filhos de Logun Edé também participam das celebrações, vestindo as cores do Orixá e recebendo suas bênçãos. Essas são as características da comemoração. Mas, para não restar dúvida, é interessante conhecer um pouco das características de Logun Edé para entendermos mais sobre a celebração ao Orixá.
Na Consulta Espiritual, o médium Henri Fesa, um dos maiores do Brasil, geralmente estabelece uma conexão sólida com a Entidade para ajudar pessoas com riqueza e fartura, pois esse é o Orixá da prosperidade e da abundância, que pode ajudar as pessoas a conquistar seus objetivos materiais e financeiros. Ele também pode atrair sorte e oportunidades para quem o cultua.
Também pode ajudar na beleza e na sedução, pois Logun Edé é o Orixá da beleza e da graciosidade. Ele também pode favorecer os relacionamentos amorosos e a harmonia conjugal. Além disso, ele também é considerado o Orixá da sabedoria e da paciência e também pode inspirar as pessoas a buscarem o conhecimento e a cultura. Portanto, na Consulta Espiritual é dito se a Entidade é a mais indicada para ajudar um consulente conforme seu problema.
Algumas características importantes de Logun Edé
- Logun Edé é considerado o rei de Ilexá, uma cidade na Nigéria que é muito rica e próspera, que realiza festivais anuais em sua homenagem. O fato das pessoas dessa cidade comemorar com fartura e prosperidade revela um lado festeiro e de abundância de Logun Edé;
- Esse Orixá é também conhecido na cultura afro como Ologun Ode, o guerreiro caçador, e é considerado o pai de todos os caçadores, inclusive de Oxóssi. Nas comemorações, os aspectos da caça são levados em consideração;
- Logun Edé tem uma ligação com Ogum, o Orixá do ferro e da guerra, que o criou com Iansã quando ele se separou de sua mãe Oxum;
- O Orixá tem como símbolos a balança, o ofá (arco e flecha), o abebè (espelho) e o cavalo-marinho;
- Esse é um dos Guias Espirituais que tem como animais sagrados o leopardo, o pavão e o peixe.
- Logun Edé é saudado com a expressão “Logun ô akofá”, que significa “Logun, dono do arco e flecha”. Essa saudação reconhece a sua habilidade como caçador e guerreiro, e também a sua ligação com Oxóssi, seu pai;
- O Guia Espiritual tem como elemento a terra (floresta) e a água (de rios e cachoeiras), que são os domínios de seus pais Oxóssi e Oxum. Por isso, as oferendas a ele devem ser feitas nesses locais, ou em lugares que tenham esses elementos, como jardins ou fontes;
- Logun tem como número que o simboliza o 12, pois esse número representa a sua dualidade e equilíbrio entre o masculino e o feminino. Por isso, muitas oferendas a ele são compostas por 12 itens ou múltiplos de 12, como 12 velas, 12 frutas, 12 moedas, e assim por diante;
- Logun Edé tem como metal o ouro, que representa a sua riqueza e beleza. Por isso, muitos devotos usam joias ou objetos de ouro para homenagear o Orixá e para atrair sua energia.
Quais são as principais tradições associadas ao Dia de Logun Edé?
- Acender velas azuis e amarelas, que são as cores do Orixá, para iluminar o seu caminho e pedir a sua proteção;
- Colocar flores brancas e espelhos, sendo os símbolos de Oxum, sua mãe, para agradecer a sua doçura e beleza;
- Tocar instrumentos musicais como atabaques e agogôs, símbolos de Oxóssi, seu pai, para louvar a sua sabedoria e caça;
- Cantar e dançar em honra a Logun, conhecido por sua alegria e graciosidade, e nas celebrações as pessoas imitam seus movimentos de caçador e pescador.
- Oferecer comidas típicas como milho cozido, feijão fradinho, mel e frutas, que são as preferidas de Logun Edé, e também peixes e animais da caça, sendo os seus domínios.
Como a celebração do Dia de Logun Edé difere em diferentes regiões do Brasil?
Sabe-se que em algumas regiões do Nordeste, como Bahia e Pernambuco, Logun Edé é associado a São Benedito, sendo o santo dos cozinheiros e dos pobres. Por isso, nesses lugares, as oferendas a Logun Edé incluem comidas típicas da culinária nordestina, como tapioca, cuscuz, bolo de milho e canjica.
Já nas regiões do Sul e do Sudeste do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, Logun Edé é associado a São Sebastião, que é o santo dos soldados e dos mártires. Por isso, nesses lugares, as oferendas a Logun Edé incluem comidas típicas da culinária carioca e paulista, como feijoada, farofa, pão de queijo e bolo de fubá.
Sabe-se também que nas regiões do Centro-Oeste e do Norte, como Goiás e Pará, Logun Edé é associado a São Jorge, o santo dos guerreiros e dos dragões. Por isso, nesses lugares, as oferendas a Logun Edé incluem comidas típicas da culinária goiana e paraense, como pequi, empadão, maniçoba e tacacá.
Como você pode ver, a forma de comemoração difere entre as regiões do país por conta da diferença no sincretismo. Por isso, compreender mais sobre os detalhes do sincretismo de um Orixá, na comparação com os santos da Igreja Católica em cada região do país, é fundamental para entender ao certo como é celebrado o Dia de Logun Edé e todos os outros Orixás.
Quais são os principais alimentos consumidos durante as comemorações do Dia de Logun Edé?
Axoxó: um prato feito com camarão, cebola, coco, azeite de dendê, feijão fradinho, milho vermelho, ovos e sal a gosto. Esse prato representa a fartura e a riqueza de Logun Edé, e também a sua ligação com Oxum e Oxóssi;
Omolukun: um prato feito com feijão fradinho, milho, ovos, azeite de oliva, cebola e lascas de coco. Esse prato representa a doçura e a beleza de Logun Edé, e também a sua ligação com Oxum e Oxóssi;
Milho cozido: um alimento simples e nutritivo que simboliza a prosperidade e a abundância de Logun Edé. Esse alimento também é oferecido a Oxóssi, seu pai;
Feijão fradinho: um alimento que representa a força e a resistência de Logun Edé. Esse alimento também é oferecido a Oxum, sua mãe;
Mel: um alimento que representa a doçura e a sedução de Logun Edé. Esse alimento também é oferecido a Oxum, sua mãe;
Frutas: as frutas são alimentos que representam a diversidade e a alegria de muitos Guias Espirituais, e com Logun Edé também é assim. As frutas mais comuns que representam o Orixá são as que se encontram nas matas ou nos rios, como banana, abacaxi, laranja, maçã, uva, coco seco, além de outras frutas.
Veja mais sobre as Entidades Espirituais aqui na Casa Espiritual Henri Fesa e aprenda sobre os assuntos mais interessantes do mundo da magia e espiritualidade.