Como terminar um casamento de 20 anos?

Como terminar um casamento de 20 anos?
Sumário
Saiba como terminar um casamento de 20 anos sem distorcer a realidade e compreenda como essa decisão pode ser devastadora!
Homem sentado no sofá com a cabeça abaixada e com a mão esquerda erguida segurando a aliança após a separação!

Saber como terminar um casamento de 20 anos exige muita reflexão e sabedoria. Não é algo simples, já que envolve mudanças profundas na vida do casal, dos filhos, dos amigos e familiares. A rotina se transforma completamente, os bens precisam ser divididos, e a vida financeira sofre um impacto com a separação. 

A presença de advogados e do juiz também é inevitável nesse processo e isso desgasta até o mais decidido dos parceiros a fim de se separar. Mas, se mesmo ciente de tudo isso, você ainda sente que a separação é o caminho certo, não tome essa decisão antes de ler este artigo até o final.

Saiba que o fim de um casamento, especialmente de longa duração, é uma mudança gigante. A ligação construída ao longo de duas décadas envolve muito mais do que os sentimentos entre o casal. Por isso, antes de aprender como terminar um casamento de 20 anos, pense muito sobre os impactos que isso trará. Para te ajudar a pensar nisso, acompanhe os próximos tópicos deste artigo.

Salve sua relação em vez de focar em como terminar um casamento de 20 anos

Focar em como terminar um casamento de 20 anos é uma decisão 100% individual. Se alguém realmente não se sente feliz ao lado da outra pessoa, a separação pode ser o caminho mais nobre. No entanto, é importante refletir se o problema está na relação ou em outros fatores. 

Muitas vezes, o descontentamento vem de problemas cotidianos, problemas externos, da falta de atenção com o relacionamento, e não necessariamente pela ausência de amor no casamento. A rotina, com o tempo, pode sufocar os sentimentos, fazendo um ou ambos os parceiros acreditarem que a separação é a única solução. Isso faz pessoas com 5 anos de casamento querer desistir.

A verdade é que a separação nem sempre resolve nada, só traz mais dor. Na distância, você começa a perceber os aspectos positivos que talvez estivessem escondidos pela rotina desgastada. A saudade aparece depois da separação, e, com ela, a chance de arrependimentos. Isso leva pessoas que se separam ainda querer continuar ficando!

Detalhes que você deixou de perceber

Aqueles detalhes que você deixou de perceber, coisas que pareciam irrelevantes e irritantes, começam a ser vistas de outra forma! O que parecia insuportável se tornou apenas mais uma parte da convivência que você não teve paciência e companheirismo para entender. A palavra correta neste caso é “falta de maturidade”.

Sabendo disso, ao invés de terminar, por que não tentar resgatar esses pontos bons? Pequenos gestos, como reconhecer as qualidades da outra pessoa e trazer mais carinho para a rotina, com certeza vão fazer uma diferença enorme em sua opinião. Não deixe que as dificuldades deixe tudo escuro em seus pensamentos. A reflexão sobre os pontos positivos é o primeiro passo para evitar uma decisão precipitada.

Lembrar o que uniu vocês há 20 anos vai ajudar a reacender o que se perdeu ao longo do tempo. O amor continua ali, escondido atrás de mágoas e problemas, esperando para ser redescoberto mais uma vez. 

Por isso, focar nas boas lembranças e nos momentos felizes, focar nas conquistas em conjunto, acredite, é uma forma de nutrir o relacionamento novamente e não se precipitar na decisão de se separar, ainda mais em uma crise dos 50 anos que atingem homens e distorce a visão da relação.

Então, antes de buscar formas de como terminar um casamento de 20 anos, por que não investir em recuperar essa relação magnífica? Dê uma chance ao amor que um dia existiu entre você e seu companheiro ou companheira.

Homem de meia-idade consolando mulher de meia-idade após dizer que quer a separação após 20 anos de casados!
Como terminar um relacionamento de 20 anos? Veja como fazer isso sem mágoas!

Como terminar um relacionamento de 20 anos sem mágoas?

A melhor forma de terminar um relacionamento de duas décadas sem mágoas é refletir bastante e ter certeza de que essa é a decisão que vai te fazer feliz. Quando você está em paz com a sua escolha, fica mais fácil conduzir a conversa com serenidade. Você pode sair dessa situação de forma mais tranquila, sem arrastar brigas e ressentimentos.

É natural que a outra pessoa sinta dor, e talvez ela não aceite essa decisão de maneira pacífica. Mas é importante manter a calma e compreender que o processo de aceitação pode ser diferente para cada um. O mais importante é você se manter firme, sem revoltas e rancores, mesmo que a outra pessoa não esteja tão pronta para lidar com o fim.

Ao longo do tempo, se essa realmente for a decisão certa, ambos perceberão que a mudança será para o melhor. Mesmo que pareça difícil no início, a vida tende a se reorganizar, as coisas começam a fluir de forma mais positiva para todos os envolvidos e uma amizade acaba surgindo em alguns casos. A separação pode, sim, ser um recomeço saudável, se for feita com respeito e compreensão mútua. 

Pontos que você deve ter certeza na hora de se separar:

  • Reflita várias vezes;
  • Esteja sereno ao conversar sobre a separação;
  • Não deixe que as mágoas e o ressentimento da outra pessoas mudem sua decisão;
  • Não sinta pena da outra pessoa. Cuidado para não confundir admiração e empatia com pena;
  • Tome essa decisão sem medo das consequências em terminar um casamento de 20 anos.

O que falar para terminar um casamento de 20 anos?

Depois de muita reflexão e serenidade, o momento de conversar chega, e ser transparente fará as palavras fluírem naturalmente sem roteiros. Fale sem medos sobre seus sentimentos de forma clara, mas sempre com respeito a outra pessoa que esteve ao seu lado por 20 anos. Não adianta procurar culpados e jogar acusações, pois você deve ter a certeza de que o foco deve ser no que você sente e na sua necessidade de mudança.

Falar sobre seus sentimentos sem agredir e machucar a outra pessoa é muito importante para uma conversa tão importante assim. Diga que pensou muito antes de tomar essa decisão e que ela vem de um lugar de busca por paz interior e felicidade em sua vida. A maneira como você diz isso, define o tom de como será essa separação.

Abra espaço para o diálogo e para que a outra pessoa também consiga falar sobre o que sente. Isso ajuda a manter um clima de respeito, mesmo num momento tão delicado, e essas dicas valem para casamentos em crise logo no início, após 20 anos, após 30 anos de casamento querendo se separar, ou em qualquer que seja o período de casamento.

Você realmente tem motivos para terminar um casamento?

Você realmente tem motivos para terminar a relação? Essa é uma pergunta que só você pode responder, mas precisa de uma boa dose de reflexão. Muitas vezes, quem se separa acaba agindo com a visão turva pelos problemas do dia a dia, pelas brigas, e pela rotina que desgasta. Mas será que esses motivos são fortes o suficiente para justificar uma separação?

Um dos principais motivos para o fim de relacionamentos longos é o surgimento de uma paixão por outra pessoa. Se esse for o seu caso, cuidado! Trocar um casamento de 20 anos por uma paixão tem grandes chances de trazer arrependimentos no futuro! Quando a intensidade inicial dessa nova paixão passar e você perceber que o que tinha no casamento não era ruim, vai se arrepender amargamente de ter se separado. 

O impacto que essa decisão terá na sua vida e na vida de outras pessoas é extremamente grande, não tenha dúvidas quanto a isso. Filhos, familiares, amigos, todos tendem a ser afetados. Claro, sua felicidade deve ser prioridade, mas não custa refletir sobre como tudo isso vai impactar a vida ao seu redor.

Os motivos para a separação são só seus, e ninguém pode te dizer se eles estão certos ou errados. Apenas você deve avaliar o que realmente faz sentido para a sua vida. Mas não tome essa decisão de separação sem pensar em todas as consequências que ela traz, ainda mais se for por conta de uma paixonite que depois passa também.

Antes de tomar qualquer atitude, tire um tempo para pensar mil vezes nisso. Reflita e avalie o que realmente está pesando na sua relação e se a separação vai resolver alguma coisa em sua vida. Acredite: uma simples mudança de perspectiva pode transformar completamente como você enxerga seu casamento.

Qual é o momento certo de terminar o relacionamento?

O momento certo é quando, após muitas reflexões profundas, você sente que não há mais volta. Quando você percebe que não é possível continuar sem ferir ainda mais você mesmo(a) e aos outros, talvez seja hora de seguir em frente. Mas sempre considere o impacto que essa decisão trará, sempre agindo com cuidado e respeito diante dos motivos certos. Veja uma tabela comparativa logo a seguir:

Motivos para terminarVale a pena continuar
TraiçãoCiúmes
ViolênciaDesentendimento
Falta de amorDistanciamento
Desrespeito constanteCalor do momento
IndiferençaSilêncio após briga

Ainda dá tempo de mudar?

Ainda dá tempo de mudar, sim! O casamento é uma relação especial, feita de altos e baixos, e é natural que, ao longo dos anos, algumas dificuldades apareçam. No entanto, se existe amor, carinho e respeito, vale a pena pensar mil vezes antes de tomar uma decisão tão definitiva como a separação.

Antes de desistir e encontrar formas de como terminar um casamento de 20 anos, por que não tentar reacender a chama do amor e da paixão, da parceria e da alegria novamente? Conversar, buscar ajuda, investir no relacionamento de forma consciente pode salvar o que foi construído ao longo de duas décadas. Lembre-se, todos os relacionamentos passam por crises, e isso não significa que eles precisam acabar.

Preservar uma relação de tantos anos é um trabalho constante, mas que pode valer muito a pena. Se ainda há sentimentos, vale refletir se não é o caso de tentar mais uma vez. Afinal, a decisão de continuar ou terminar sempre pode ser repensada, desde que seja para buscar o bem-estar de todos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto de Henri Fesa

Henri Fesa

Henri Fesa - O Médium Henri Fesa conta com a experiência de mais de 30 anos em atendimentos e no auxílio de pessoas com problemas espirituais, principalmente, no campo amoroso.

Sobre »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Principais

Quem leu também gostou desses: