Você sabe o que é Umbanda? Saiba mais sobre esta religião

Você sabe o que é Umbanda? Saiba mais sobre esta religião
Sumário
Você sabe o que é Umbanda? Veja agora o que é essa religião tão importante, quando ela surgiu e o quanto ela é benéfica!
O que é Umbanda

Você se sabe o que é a Umbanda? Trata-se de uma religião afro-brasileira que tem origem no início do século XX, mais precisamente em 1908, em Niterói, no Rio de Janeiro, por Zélio Fernandino de Morais.

A palavra Umbanda vem do vocabulário Quimbundo, que tem origem em Angola, e quer dizer “arte de curar”. A religião também possui três pilares fundamentais que são: a caridade, o amor e a luz.

Se você deseja saber mais sobre essa religião nascida em solo carioca e que pode te oferecer ajuda espiritual, se informe neste artigo sobre as principais características da Umbanda!

O que é Umbanda?

Não é incomum que as pessoas tenham dúvidas ao ouvir o nome Umbanda. Para alguns ela é uma versão mais leve do Candomblé, uma vez que não inclui o sacrifício de animais em seus ritos. Mas na realidade a Umbanda é uma religião afro-brasileira criada em São Gonçalo por Zélio Fernandino de Morais.

Conta-se que Zélio havia incorporado o Caboclo Sete Encruzilhadas em São Gonçalo, e que a Entidade teria ajudado Zélio a criar o que conhecemos hoje como a Umbanda. Isso aconteceu em 15 de Novembro de 1908.

O que é Umbanda
O que é Umbanda?

Não durou muito tempo para que a religião ganhasse sua fama e se espalhasse pelo Brasil e pelo mundo. A Umbanda carrega em sua base elementos do catolicismo, do Candomblé, espiritismo kardecista e crenças indígenas.

A Umbanda, por exemplo, também possui Jesus Cristo como uma forte influência espiritual. Por isso, nas casas onde os ritos acontecem, é comum encontrar a imagem de Cristo nos altares, junto aos de outros Santos da igreja católica, além de imagens de Caciques, Pretos Velhos, Exus e Pombagiras — todas Entidades cultuadas nas casas de Umbanda.

Principais características da religião Umbanda

O Deus soberano na Umbanda é conhecido como Olorum. A religião também tem sua crença relacionada aos Orixás, mas de maneira diferenciada. Assim como no Candomblé, na Umbanda os Orixás também são cultuados e vistos como forças da natureza.

Também fazem parte das crenças da Umbanda o culto às entidades espiritualizadas, ou seja, que possuem mais experiência e sabedoria, a reencarnação, o carma e a alma imortal.

Na Umbanda, a caridade é muito praticada, uma vez que se acredita que, quanto mais caridade é feita, mais o seu espírito evolui.

Outras características da Umbanda estão relacionadas às consultas feitas diretamente com as Entidades incorporadas. Nos trabalhos, os adeptos geralmente usam a cor branca, dão passes e discursam, dependendo da ocasião.

Além disso, a Umbanda faz uso de muitos banhos e ervas para afastar a negatividade, o que também faz parte do seu sincretismo religioso, pois une a sabedoria dos povos de África, dos indígenas e outros. Nos terreiros há imagens de santos da igreja católica juntos a imagens de Caboclos, Pretos Velhos e Caciques, Boiadeiros, Exus e Pombagiras em altares conhecidos como Congás.

Hinos de Umbanda

Conhecidos como pontos, na Umbanda muitas cantigas são utilizadas para louvar as entidades assim que eles chegam durante os rituais.

Geralmente, essas cantigas são acompanhadas pelo som dos atabaques e o toque varia de acordo com a entidade que está presente, assim como as cantigas cantadas que tem, além de louvar as entidades, a função de chamar esses Espíritos de Luz para o terreiro.

Essas canções de Umbanda geralmente são diferentes das de Candomblé que, por terem suas raízes na Cultura africana, muitas vezes são cantadas em Yorubá.

Vale lembrar que a Umbanda também possui um hino que foi composto e reconhecido no ano de 1961 com a letra de José Manoel Alves e música de Salmo Trindade Reis. Confira abaixo:

  • Refletiu a Luz Divina
  • Com todo seu esplendor
  • É do reino de Oxalá
  • Onde há paz e amor
  • Luz que refletiu na terra
  • Luz que refletiu no mar
  • Luz que veio de Aruanda
  • Para tudo iluminar
  • A Umbanda é paz e amor
  • É um mundo cheio de Luz
  • É a força que nos dá vida
  • É a grandeza que nos conduz
  • Avantes, filhos de fé
  • Como a nossa lei não há
  • Levando ao mundo inteiro
  • A bandeira de Oxalá

Mesmo com os ritos de Umbanda sendo de linhas diferentes em cada terreiro, este hino é o que as une, pois em muitas giras ele sempre é cantado.

Entidades religiosas de Umbanda

Como já dito, a Umbanda possui uma relação com os Orixás e eles são conhecidos como pais e mães.

Os pais são Xangô, Oxumarê, Omolu, Obaluaê, Ogum, Oxóssi e Oxalá. Já as mães são Nanã, Oba, Oxum, Ewá, Yansã e Yemanjá.

Vale relembrar que na religião esses Orixás são vistos como forças da natureza, dessa forma cada um deles vai representar uma força em especial.

Xangô representa o fogo, Iansã os ventos, e Oxossi as matas, Yemanjá os mares e, assim segue. Além dos Orixás, outras entidades são cultuadas na Umbanda e são elas:

Pretos velhos

Senhores trazidos de África como escravizados para o Brasil, conhecidos por serem muito sábios e donos de bons conselhos que sempre podem oferecer uma palavra de sabedoria.

Caboclos

São os espíritos de índios com sabedoria das folhas e plantas, que curam, que ajudam pessoas que enfrentam enfermidades.

Erês

Crianças brincalhonas que adoram uma brincadeira e oferecem um alento para os aflitos, os pais e fazem muitas travessuras.

Malandros

Homens que utilizam suas espertezas para sobreviver na vida, sendo guardiões dos viciados, esquecidos e abandonados e que não dispensam uma boêmia.

Pomba-giras

Mulheres fortes e livres que protegem as mulheres, estando à frente de seu tempo. A mais conhecida entre as Pomba-giras é Maria Padilha, que foi amante do Rei Dom Pedro de Castela, sendo reconhecida como uma mulher sedutora e muito bem trajada.

Os exus e pombagiras na Umbanda, diferente do Candomblé, tem a função de trazer as mensagens enviadas pelos orixás, como uma espécie de mensageiros.

Outra curiosidade, é que na Umbanda Exu é tratado como uma entidade, geralmente conhecida por Zé Pilintra, Malandros, entre outras, que fazem parte da religião. No Candomblé, a figura de Exu é vista como a de um Orixá.

É muito comum nas casas de Umbanda se perceber a forte relação do sincretismo da igreja católica com os Orixás, vertente que é cultuada apenas no Brasil. Isso porque, só ao chegar aqui, os negros trazidos de África para serem escravizados foram proibidos de cultuar sua religião e terminaram encontrando, na igreja católica e em seus santos, uma forma de praticar sua fé escondida.

Outras entidades também cultuadas na Umbanda são os Marujos, Ciganos, Boiadeiros e Baianos.

O que é um Terreiro?

O Terreiro, também conhecido como barracão, é onde as giras de Umbanda acontecem. Esses rituais podem ser realizados também em outros locais como na beira dos rios, por dentro das matas, praias e cachoeiras, uma vez que a religião tem como base a natureza e suas forças.

Essas giras são organizadas pelas Mães Pequenas ou Pais Pequenos que são responsáveis por esses terreiros. Eles também têm a função de ensinar as doutrinas e passar seu conhecimento sobre a religião a estas pessoas.

Buscando ajuda na Umbanda

A ajuda espiritual pode ser buscada nas casas de Umbanda junto aos os Guias de Luz com suas consultas, orientações e conselhos.

Lá, banhos de ervas para afastar a negatividade também podem ser uma ajuda espiritual para quem deseja buscar acolhimento na religião.

Buscando ajuda na Umbanda
Buscando ajuda na Umbanda

Por isso, se você está com problemas e ainda não encontrou a resposta para solucionar, pedir uma ajuda espiritual através da Umbanda pode ser o começo da resolução.

Busque um Terreiro de confiança e vá de coração aberto receber a proteção, os conselhos e toda a ajuda espiritual que precisa para resolver o que lhe aflige. Afinal, como o nome diz, Umbanda é a “arte de curar” e essa cura é através da caridade, do amor e da luz.

Saiba que você também pode contar com todo o atendimento do Médium Henri Fesa, responsável pela Casa de Apoio Espiritual Henri Fesa. Essa é uma casa que cultiva a cultura afro-brasileira e respeita essa religião tão maravilhosa. Veja mais sobre essa Casa aqui no site e nas redes sociais!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Picture of Henri Fesa

Henri Fesa

Henri Fesa - O Médium Henri Fesa conta com a experiência de mais de 30 anos em atendimentos e no auxílio de pessoas com problemas espirituais, principalmente, no campo amoroso.

Sobre »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Principais

Quem leu também gostou desses: