Sumário
- 1 O que o Espiritismo diz sobre o fim do relacionamento?
- 2 Quando o amor acaba na visão espírita?
- 3 Como esquecer alguém destinado a você?
- 4 Qual a visão espírita sobre casar-se mais de uma vez?
- 5 Como saber se tenho ligação espiritual com uma pessoa?
- 5.1 Por que não consigo me desligar de uma pessoa?
- 5.2 Não esquecer uma pessoa depois de anos significa amor verdadeiro?
- 5.3 Por que não consigo esquecer um amor do passado?
- 5.4 Pessoas que se amam, mas não conseguem ficar juntas, devem se afastar de vez?
- 5.5 Esquecer uma pessoa que não sai da sua cabeça é possível?
O Espiritismo é uma doutrina religiosa que há séculos revela coisas importantes sobre o mundo espiritual, inclusive sobre o fato de uma pessoa não conseuguir esquecer a otura. Desde 1857, o Espiritismo vem deixando sua marca a respeito dos conceitos de vida na Terra e no Plano Espiritual.
O conceito mais marcante é o de vida após a morte. Ao pesquisar e se entreter com os milhares de livros já publicados na doutrina, você encontra explicações sobre a separação conjugal segundo o Espiritismo. Se você diz para si: não consigo esquecer uma pessoa espiritismo revela isso? A resposta é sim!
Ao longo deste conteúdo, vamos mostrar mais sobre o que o Espiritismo diz sobre o fim de relacionamentos e sobre esquecer alguém marcante. Veja o que acontece quando o amor acaba na visão espírita e saiba como esquecer alguém destinado a você. Saiba porque você não consegue esquecer seu ex e qual é o posicionamento espírita sobre casar-se mais de uma vez.
O que o Espiritismo diz sobre o fim do relacionamento?
O Espiritismo é uma doutrina séria e com milhares de livros publicados desde seu surgimento que diz que as relações amorosa vão e vem no fluxo das encarnações, podendo ser com pessoas diferentes ou com os mesmos espíritos de outrora.
A doutrina surgiu em 1857 na França, quando o escritor e cientista Allan Kardec passou a se dedicar aos estudos e investigação dos fenômenos espirituais. Em busca de explicação sobre as milhares de perguntas que os humanos têm sobre a vida, a morte e o universo, Kardec publicou o primeiro livro da doutrina, “Livro dos Espíritos”, considerado o mais importante para os seguidores da religião.
No livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Kardec também explica que o divórcio é uma lei criada pelos seres humanos para legitimar a separação. Também esclarece que a separação por si só é dolorosa, principalmente quando ocorre com pessoas destinadas a viverem juntas aqui na Terra. Quando há a presença de filhos, esse afastamento se torna ainda mais doloroso, pois o envolvimento de outros espíritos também ocorre. Familiares e amigos também são acometidos pelo sofrimento causado pela separação de um casal querido.
O Espiritismo não é contrário ao afastamento das pessoas após o matrimônio, pois entende que o livre arbítrio nos permite mudar de ideia e seguir um novo caminho. Se uma pessoa está convicta de que o caminho é se afastar e encerrar o matrimônio, esse direito lhe é dado. Uma pessoa não deve viver ao lado da outra no matrimônio se não haver uma motivação verdadeira (amor recíproco), que parte dos dois de forma simultânea.
Mas, ainda que a separação seja uma opção concedida a todos os casais que se unem no matrimônio, o desejo da separação conjugal deve ser analisado com perícia por um Espiritualista sério. Todo casamento tem salvação e esse desejo pode estar sendo influenciado por forças malignas que nos rodeiam e nos atacam constantemente!
Quando o amor acaba na visão espírita?
Acaba quando perde a intensidade, mas isso não é uma regra! Na visão espírita o amor conjugal é algo que pode fluir com intensidade e se estender por várias encarnações. Mas, o Espiritismo deixa claro que não existem almas gêmeas, pois seja nesta encarnação ou em outras, é possível ter novas experiências e amar outros seres. A ideia de alma gêmea no Espiritismo vai contra o conceito de livre arbítrio, que acompanha o espírito por além da matéria e se exerce em todas as moradas.
Desta forma, também é possível afirmar que o amor não acaba segundo o espiritismo, pois ele pode voltar a se “inflamar” pela mesma pessoa que o despertou, encarnações depois. Do mesmo jeito que o amor de duas pessoas não está destinado a perpetuar por toda a eternidade de forma incessante, ele também não está condenado a acabar e nunca mais voltar.
Como esquecer alguém destinado a você?
Para esquecer uma pessoa destinada a viver ao seu lado, o primeiro passo é ter uma causa legítima que o faça seguir em outra direção e se afastar desta pessoa. O livre arbítrio é poderoso e vai colocar um leque de oportunidades no horizonte. Uma forma de esquecer essa pessoa e provar novas experiências é tomar essa decisão de forma consciente e sábia.
Por mais que uma pessoa possa estar destinada a estar em nossa vida, isso não quer dizer que ela deverá ser única e exclusivamente um parceiro conjugal, podendo ser um amigo confidente. Bom, mas deixando os conceitos religiosos um pouco de lado, saiba que se você deseja esquecer alguém que lhe marcou, o mais indicado é conversar com um Espiritualista sério e dedicado.
Por que não consigo esquecer meu ex?
Se você não consegue esquecer seu ex após ter se afastado, é interessante refletir bem sobre o que você sente por ele. A reflexão é o primeiro passo, pois o segundo passo é agendar uma Consulta Espiritual.
Pode ser que seu ex seja uma pessoa destinada a estar em sua vida. Quando há destino entre as pessoas, há uma forte ligação psíquica que leva uma a pensar na outra sempre, em diversas situações.
Qual a visão espírita sobre casar-se mais de uma vez?
É uma visão flexível, pois sabe-se que todos temos o direito de escolher estar com outra pessoas pois a vida é dinâmica. Bom, vimos até aqui que o Espiritismo traz conceitos sobre a relação conjugal e a vida a dois aqui na Terra. Um desses conceitos é sobre casar-se mais de uma vez. Conforme as explicações encontradas nos livros publicados na doutrina, a separação não é proibida, assim como casar-se mais de uma vez em busca da relação ideal também não é.
Segundo o Espiritismo, é preciso saber preservar nossos relacionamentos aqui na Terra, pois sempre deve haver harmonia, respeito e empatia entre as pessoas. Independentemente de ser um relacionamento conjugal, uma relação entre pais, irmãos ou familiares, ou amigos íntimos, todas as nossas relações, devem ser bem preservadas e administrada com muito carinho, respeito, empatia e gratidão, pois é provável que todas essas pessoas estarão em sua vida em vidas futuras, seja aqui na Terra ou em outras moradas!
Como saber se tenho ligação espiritual com uma pessoa?
Você fica sabendo se tem uma ligação espiritual com alguém prestando atenção aos sinais, como sonhar com esse alguém frequentemente, pensa nessa pessoa e ele ou ela te ligar em seguida, entre outros sinais deste tipo.
É aquele sentimento de sintonia profunda e instantânea, como se vocês já se conhecessem de outras vidas. Conversas que fluem facilmente, pensamentos frequentes sobre a pessoa e até sonhos recorrentes com ela são indícios de algo mais profundo acontece entre vocês.
Somado a tudo isso, a sensação de conforto e reconhecimento, mesmo em pouco tempo de convivência, fortalece essa hipótese. Parece que vocês falam a mesma língua sem precisar de muitas palavras. Se, além disso, você sente que há algo especial e inexplicável quando estão juntos, pode apostar: essa ligação vai além do físico e do emocional.
Essas conexões não acontecem com qualquer pessoa e costumam ter um propósito maior. Seja para aprendizado, crescimento e também simplesmente para marcar a sua vida, a energia espiritual entre vocês está ali por uma razão. O desafio é entender o que essa ligação tem a ensinar.
Por que não consigo me desligar de uma pessoa?
Por conta de vínculos emocionais e espirituais que ainda não foram resolvidos. Às vezes, o coração insiste em fazer você olhar para o passado porque algo ficou em aberto, como sentimentos represados e aprendizados que você ainda precisa digerir.
Isso também tem a ver com o apego às memórias e ao ideal que você criou sobre essa pessoa. Mesmo que ela já tenha seguido outro caminho na vida, sua mente insiste em manter esse alguém presente em sua mente e coração como uma forma de lidar com a falta dessa pessoa. Funciona tipo uma música que ficou grudada na cabeça e não sai por nada!
Para lidar com isso, é importante focar no presente e no que faz sentido para sua vida hoje. Se desligar de alguém não é esquecer esse alguém, mas sim encontrar paz em seguir em frente, valorizando o que foi vivido sem carregar o peso emocional de coisas que você desejaria ter experimentado ao lado deste alguém, mas não experimentou.
Não esquecer uma pessoa depois de anos significa amor verdadeiro?
Nem sempre o fato de não esquecer alguém significa que é amor verdadeiro! De repente, é só o coração sendo teimoso mesmo. Certas pessoas deixam marcas profundas em nossas vidas, mas isso não quer dizer que elas são nossa “alma gêmea” ou que estamos destinadas a ficar com elas para sempre.
O que acontece é que o cérebro adora voltar em memórias emocionantes, sejam elas boas ou ruins. Se essa pessoa foi importante, é natural que ela ocupe um espaço especial nos seus pensamentos e no seu coração. Mas isso não quer dizer que esse sentimento ainda tem o mesmo peso de antes, ou pode ser que tenha, só você pode mensurar isso!
Seja como for, saiba que o amor verdadeiro é algo que transforma, que traz paz e plenitude no presente. Se o que você sente está mais ligado ao passado e ao “o que poderia ter sido”, é porque já é hora de dar espaço para novas histórias e novas formas de amar.
Por que não consigo esquecer um amor do passado?
Não conseguir esquecer um amor do passado geralmente tem a ver com as memórias que ficaram gravadas em você. Se aquele relacionamento foi intenso e marcou uma fase importante da sua vida, é normal que ele ainda ecoe nos seus pensamentos, mesmo depois de muito tempo.
Mais uma razão para essa dificuldade em deixar o passado lá no passado é devido a forma como as coisas terminaram. Quando não tem um fechamento emocional claro, sua mente fica presa tentando encontrar respostas e imaginar como as coisas poderiam ter sido diferentes. Isso é cansativo, mas super comum com a maioria das pessoas que enfrentam tais circunstâncias na vida.
A verdade é que o tempo ajuda, mas a decisão de olhar para frente também é sua. Focar no que você quer construir daqui para frente e dar uma chance para novas experiências é o que realmente vai fazer esse amor do passado se transformar em uma boa lembrança, sem dores pendentes.
Pessoas que se amam, mas não conseguem ficar juntas, devem se afastar de vez?
Pessoas que se amam, mas não conseguem ficar juntas, enfrentam um dilema difícil, mas às vezes o afastamento é sim o melhor caminho. O amor, por mais bonito que seja, não é suficiente quando faltam condições e alinhamento para que a relação funcione. Nesses casos, o afastamento ajuda ambos a encontrarem sua própria paz.
Mesmo que o amor permaneça, insistir em algo que não flui só traz mais sofrimento do que felicidade. Às vezes, o tempo e o espaço são necessários para que cada um siga sua jornada e descubra novos caminhos, quem sabe até novos recomeços.
Se afastar não significa apagar o amor, mas aprender a viver com ele de uma forma saudável e leve. Amar também é respeitar os limites e aceitar que nem sempre o sentimento é suficiente para manter duas vidas juntas.
Esquecer uma pessoa que não sai da sua cabeça é possível?
É possível sim esquecer alguém que ocupa seus pensamentos, e você faz isso mudando o foco. Quanto mais você pensa na pessoa, mais reforça essa memória. Assim, o contrário também é fato, pois ao redirecionar sua energia para coisas que te tragam alegria e propósito, como novas atividades de lazer, amizades e um bom livro, essa pessoa vai desaparecendo de sua mente.
Mas uma vez, saiba que esquecer não é apagar, mas aprender a lembrar sem sofrimento. No início, isso parece impossível de se colocar em prática, mas aos poucos a lembrança vai perdendo força e espaço, até virar só uma parte da sua história, sem peso.
Não tenha medo de buscar ajuda de um especialista para lidar com isso tudo em sua vida. Conversar com alguém de confiança é sem dúvidas um divisor de águas nesse caso. Você merece viver plenamente, sem a sombra constante de alguém que ficou no passado.